Conheça a Praia de Iporanga, um verdadeiro paraíso no Guarujá/SP
Uma das maravilhas desconhecidas no litoral paulista é a praia de Iporanga. Saiba que é uma área de acesso restrito e de conservação ambiental. Além disso, é famosa por sua beleza natural e paisagens encantadoras.
A cidade de Guarujá ficou muito conhecida pelos bairros tradicionais tais como Enseada, Pitangueiras e Tombo. Mas, mesmo assim ainda permite passeios de barco para conhecer algumas praias que são o encanto da região.
Então, para sair da rotina, veja como você pode visitar esse paraíso de Iporanga.
Como é a praia de Iporanga?
Por ser uma praia de acesso restrito e conservação ambiental está localizada em um condomínio fechado. Desse modo, o número de visitantes é limitado e o acesso é permitido apenas de 7 às 18 horas.
Portanto, chegue cedo para aproveitar ao máximo a praia de Iporanga. Pois, são formadas filas para tentar entrar e conhecer a praia.
Ao entrar na área restrita do condomínio você segue uma trilha até colocar o pé na areia. Nesse sentido, saiba que é um caminho repleto de árvores nativas e animais silvestres. Ou seja, é natural encontrar esquilos e capivaras no trajeto. Assim, mantém a biodiversidade preservada.
A praia de Iporanga é sempre limpa e mais vazia. Pois o comércio de ambulantes é proibido e a oferta de aluguel de guarda-sol é reduzida. Além disso, é importante salientar que essa medida é necessária para manter a preservação ambiental da área.
Nesse sentido, o ambiente fica mais calmo e se você quiser descansar, bronzear e dormir é só aproveitar. Além disso, você não pode esquecer de levar comida e bebida, pois como é uma região de preservação não encontrará essas opções por lá.
Como chegar à praia de Iporanga
O condomínio fica na estrada de Pernambuco, sentido da balsa Guarujá/Bertioga.
Uma das opções para chegar ao local é de barco. Saiba que existe um passeio de escuna disponível para essa praia que você pode aproveitar. Você precisa ficar atento para os horários e dias que esse passeio está sendo oferecido.
Normalmente, ocorre aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas, sendo que são quatro passeios diários de duas em duas horas. Então para você aproveitar o dia na ilha seria interessante ir no primeiro passeio às 10 horas e regressar no final da tarde às 16 horas.
Também é possível chegar ao local de carro. Nesse sentido, você precisa ficar alerta pois existe um controle rigoroso para a entrada. A praia de Iporanga devido à sua beleza natural é muito procurada e, por isso, chega a formar fila para entrar.
O que fazer na praia de Iporanga?
Por ser uma área de preservação e sustentabilidade, você terá muito o que aproveitar com as cachoeiras e trilhas na região. De fato, é um contato com a natureza que é muito apreciado para quem curte esse tipo de lazer.
1. Cachoeira
É nessa região que há o encontro entre o rio e o mar. Além disso, é possível tomar banho nessa cachoeira. Afinal, a força da queda d’água é muito alta. Por essa razão, o impacto da batida da água nas costas lembra uma massagem. Assim, o corpo fica bem relaxado.
2. Trilha
Durante o trajeto a floresta pode ser admirada em toda a sua beleza. Pois, a praia de Iporanga é uma área dedicada à ecologia e à sustentabilidade. Desse modo, a biodiversidade extinta em boa parte da Mata Atlântica está intacta no local.
3. Praia São Pedro
A Praia São Pedro também é encantadora, com a areia fofinha e branquinha. É um ambiente muito tranquilo e com um mar que oferece muitas ondas para quem gosta. Por isso, é uma região apreciada pelos surfistas que curtem altas ondas.
Para a Praia São Pedro existem dois acessos passando por condomínios diferentes e são limitados, por isso é preciso chegar bem cedo para conseguir entrar. Não podendo esquecer de levar comida e bebida e tudo mais que for precisar.
Nessa praia não tem barraquinhas e nem quiosques. De fato, é um contato com a natureza em meio a Mata Atlântica, da Serra do Guararu no litoral paulista.
E para sua comodidade no estacionamento do condomínio você pode usufruir de banheiros e ducha que estão disponibilizados para os visitantes.
4. Praia das Conchas
A Praia das Conchas é mais uma das lindas praias desertas do Guarujá – SP, que oferece um mar tranquilo e transparente, sendo um passeio ideal para a família catar conchinha na areia fofinha. A praia das Conchas é ideal para praticar snorkeling e Stand Up Paddle.
Como também é uma praia deserta o acesso é limitado e feito pelo condomínio, que no estacionamento tem banheiro e ducha. Por isso, você precisa levar tudo que irá precisar para aproveitar a beleza indescritível do lugar.
Praia de Iporanga: um lugar para relaxar
A praia de Iporanga é o lugar ideal para tirar o estresse da rotina corrida. Além disso, quem tem o perfil aventureiro com certeza irá aproveitar. Pois, as trilhas para chegar ao local são “rústicas” e criam um clima de aventura.
gostou? confira nossos passeios de barco