Quando as férias se aproximam, já começamos a pensar em viajar, e quando se pensa em viagem, sempre vem à cabeça a ideia de muita pesquisa, muito planejamento e, o pior, muito dinheiro que, provavelmente, será gasto…

Nas minhas últimas férias de julho, pleno inverno que é quando adoro viajar, fiquei entre a serra e o mar… Como os preços em lugares mais frios estavam muito altos, optei pela praia e, sem pensar muito, Bertioga foi minha escolha. Claro que já conheço a cidade, ia muito para lá quando criança passar o dia pescando num barquinho pequeno, com meu pai e meu irmão, pelas águas do Canal de Bertioga. Acampei em Humaitá e já fui muitas vezes para o Sesc Bertioga.

Agora, queria um lugar tranquilo. E que tranquilidade é a praia do Indaiá nessa época do ano! Além do mar calmo, há muito pouca gente na região. Sem falar que não peguei nada de trânsito nas Rodovias Ayrton Senna, Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga. Os 137 quilômetros de São Paulo até lá só não são percorridos mais rápido, porque todas as estradas e avenidas de Mogi das Cruzes e de Bertioga são repletas de radares. O que é ótimo, pois é um chega pra lá nos apressadinhos e mais tranquilidade para mim.

Indaiá é uma praia ideal para crianças. Fica numa encosta, no final da orla. A água é calma, límpida, rasa e, acredite, morna! Perfeita para brincar, jogar bola, caminhar, correr ou pedalar. Foi muito comum ver os pequenos sozinhos dentro da água, pois não há perigo de ondas fortes ou correntezas. Mais perto das pedras, os pais mais animados podem ir com seus filhos, e nem muito longe, portando máscara e snorkell para ver alguns peixinhos, siris e muitas bolachas do mar. E ali também aluga stand-up e caiaque. Se você acordar bem cedinho e decidir caminhar pela areia, vai ver pescadores puxando redes! Um espetáculo à parte.

Dali até o centro de Bertioga são mais ou menos uns 13 quilômetros. Quase não se vê prédios. A areia, em alguns pontos, tem redes de vôlei ou traves de futebol, alguns quiosques de petiscos e um grupo de cadeiras de praia e guarda-sóis aqui e ali, quando há pousadas à beira-mar.

No Centro de Bertioga tem muita coisa para se fazer de dia e de noite. O Mercado é ótimo para comprar peixes, camarões e lulas sempre frescos. Tem muita opção de restaurantes e sorveterias. Passeando a pé, dá para visitar o Forte São João que é uma construção de 1710 e foi até usado como quartel de vigilância durante a Segunda Guerra. Se você chegar cedo ao centro, pode pegar a balsa para o Guarujá e, a pé mesmo, fazer a trilha para a praia Branca ou a vila de pescadores. São cerca de 10 minutos de caminhada. Vale a pena passar o dia por ali!

O tempo, durante o inverno, no litoral de São Paulo, costuma ser presenteado por dias ensolarados e noites frias. Portanto dá para aproveitar muito! Fica a dica para uma ótima opção para se divertir, descansar, fugir da loucura de São Paulo, sem gastar e rodar muito!

Dá só uma olhadinha no vídeo que fiz com um tour no parque

 

Destinos Guarujá

Praia da Enseada (Tortugas)

Praia do Pernambuco

Praia do Sangava

Praia do Eden

Praia do Iporanga

Indaiá

Praia do Sorocotuba

Praia do Moisés

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *